Minha adoção · Nossa história · Sem categoria

Só mais um desabafo

Eu me esforço pra fazer desse blog mais do que um lugar de desabafos, mas às vezes é necessário e sinto que esse é melhor espaço da minha vida para fazer isso.

Com certeza o assunto todo mundo já sabe e ninguém aguenta mais. Mas bateu uma bad danada. Sinto que estou chegando no limite do meu equilíbrio. Quando decidimos começar o processo há mais de dois anos atrás, devo confessar que achei que seria bem pior, que eu não ia aguentar segurar minha ansiedade, o mesmo aconteceu quando nos habilitamos, pensei que ia enlouquecer com a espera absoluta, sem ter mais processo para acompanhar, documento para anexar.  Mas não. Acabei me surpreendendo comigo mesma. rs. Controlei a ansiedade, com uns eventuais descontroles aqui e ali. Também consegui falar sobre outros assuntos com meu marido, embora, provavelmente, eu toque no assunto com bastante assiduidade. E com as outras pessoas da minha vida, mal falei sobre isso.

Sei lá, talvez também o problema seja um pouco esse. Eu não posso falar com ninguém sobre isso, além do meu marido, e até com ele tenho que encontrar um limite (que nem sempre consigo). Eu preciso viver minha vida como se nada estivesse acontecendo, fingir casualidade quando alguém, educadamente, pergunta quando chega o bebê. Respondo brevemente que ainda estamos esperando, que já faz um ano, mas que demora mesmo por causa do perfil que escolhemos. E partimos pra outro assunto quando na verdade eu queria mesmo ficar horas falando sobre isso.

E então, recorro aos fóruns e grupos de discussão na internet, porque lá sei que todo mundo gosta de falar sobre isso. Mas na verdade, metade das pessoas estão reclamando da burocracia ou da demora e a outra metade fazendo campanha de adoção necessária. Eu fico lá só me agarrando aos relatos esporádicos dos encontros por adoção, que são meu tipo de história preferida.

Olha, nada contra os militantes da adoção necessária. Acho muito bonito e importante e necessário mesmo, o nome diz tudo. Mas cá entre nós é cansativo. E com isso espero não ofender ninguém, mas é cansativo. Eu sinto que estou sempre me justificando, me explicando e até me desculpando por ter escolhido o meu perfil. Até pra mim mesma. Eu não quero adotar pra ajudar ninguém, desculpe, eu só quero ter um filho e eu acho que um bebê se encaixa melhor na minha vida. Viu? Tô me justificando, de novo.

Acho que a melhor imagem para descrever como tenho me sentido ultimamente é a imagem de um barquinho solitário, à deriva, no meio do oceano, sem nenhuma terra à vista. A verdade é que eu não consigo ver nada no meu horizonte. Eu sei que o barco está indo na direção certa, mas agora, nesse momento, não tem nada. Eu estou aqui perdida.

Mais um, mais dois anos pela frente.

Sinto que já fiz de tudo e não sobrou mais nada pra fazer pra passar o tempo. Isso não é verdade, mas também cansei de inventar passatempos. Meu novo objetivo é aprender a meditar, mas está sendo muito mais difícil do que imaginei. rs.

Ai, acho que já chega de drama por hoje.

Vejo vocês semana que vem.

Abraços.

“Cada dia mais perto.”

15 comentários em “Só mais um desabafo

  1. “Eu não quero adotar pra ajudar ninguém, desculpe…” esse é o meu sentimento também, Joy, e acho que ninguém merece ser adotada “por pena” ou “para fazer caridade”. Acho isso o supra sumo do egoísmo, fantasiado de boa ação. Sinto por você estar esperando tanto, mas acho maravilhoso você ser fiel ao que seu coração deseja. Também adoro relatos de grupos de apoio, acho que assisti a todos no YouTube : )

    Curtido por 2 pessoas

    1. Sim, acabei aprendendo que precisamos ser fiel ao que queremos, para depois não haver frustrações que podem, inclusive, atrapalhar o relacionamento com nossos filhos. O jeito é aguentar mesmo o tempo que for preciso.
      Abraços.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Joyyy, não se sinta só!!..eu sei que é dificil, mas pode me chamar qdo quiser, vou te mandar meu whats no snap ta?
    Eu tbm amoooooooooo falar sobre adoção por horas!
    E pare de se desculpar ou justificar amiga, vcs sabem o sonho de vcs, o que esperam e o que cabe na vida de vcs, e ninguém mais tem a ver com isso, em uma das reuniões de adoção que eu fui, uma das coordenadoras falou de uma forma super natural sobre isso assim “nós temos o privilegio na adoção que não teríamos biologicamente, que é escolher o perfil, então usem isso ao seu favor, sem medo”!
    E é isso, não se sinta intimidada por escolher o perfil dos seus sonhos.

    Aaaaaaaa, eu vi um site que lembrei de vc, não se vc ja conhece ele http://queroumafamilia.mprj.mp.br/ .
    Ele vale só para pessoas habilitadas no RJ, vi um relato de uma pessoa que adotou bebe com doença tratável através desse site.

    Bjooo, e força !

    Curtido por 2 pessoas

    1. É verdade, e eu sei que é, rs, mas às vezes fica cansativo se explicar. E mais do que isso acho que me sinto culpada por não adotar uma criança maior, que precise, embora eu não queira adotar alguém por necessidade. Fico confusa. rs,
      Mas então, coincidência, eu acabei de me cadastrar aí nesse sistema. Recebi a senha hoje! Quando chegar em casa vou dar uma navegada por ele e conto o que der para vocês.
      Vou mandar meu whatsapp pra você já já.
      Bjos. Obrigada pela força!

      Curtido por 2 pessoas

      1. É um saco ter que explicar mesmo, ainda mais p pessoas que nunca vão entender, e não se sinta culpada, pq essas pessoas também não iriam entender se o seu perfil fosse crianças maiores, ou irmãos, então a maior vantagem é não precisar explicar nada p essas pessoas kkkk.
        Faz que nem eu, nem fala, ou se souberem ja e perguntarem fala “aaaa, ainda não sabemos direito”, e muda de assunto, eles não sabem como funciona mesmo..então pronto kkkkk.
        Seria que vc se cadastrou no site??..conte-nos tudoooo depois 🙂 .

        Bjooo.

        Curtido por 2 pessoas

  3. Olá

    Encontrei o blog por acaso (li o post sobre o que não se deve dizer a pais adotivos).
    Só passei pra te dar uma palavra de esperança. Eu fiquei 4 anos na fila (isso pq meu perfil era uma criança até seis anos), porém eu não aceitava irmãos, e sempre tinha que ouvir a psicóloga do fórum dizer coisas do tipo “vocês vão esperar uns 6 anos na fila, pois é muito difícil conseguir uma criança sem irmãos, etc.”
    Apesar da demora angustiante, mantivemos nosso plano de adotar uma criança só.
    E ela chegou!! Para nossa completa surpresa, nos chamaram para conhecer uma linda bebê de apenas dois meses!!
    Hoje ela é a razão de nossas vidas. Posso dizer que valeu a pena cada minuto de espera (não foi nada fácil, principalmente em datas como dia das Mães, Natal).
    Espero que você consiga logo adotar o(a) filho(a) que tanto deseja. E não mude seu perfil por pressão de ninguém. Só faça isso se realmente estiver disposta.
    Boa sorte!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito obrigada por compartilhar seu relato. Com certeza ajuda muito e me dá forças. Como disse nesse post eu tenho me questionado bastante , mas sei que é devido à pressão, porque meu verdadeiro desejo é esse, o perfil que escolhemos com cuidado e depois de pensar muito.
      Obrigada mesmo. 🙂

      Curtir

  4. Te entendo… eu fico confusa também. Não pelo comentários dos outros. Até pq escuto mais gente de fora da adoção palpitar que eu devia pegar bebezinho. Meu perfil até 4. Resumindo… não importa qual seu perfil… sempre tera gente julgando e dando palpite. Sério.
    A demora é angustiante né… acho que esse nosso maior problema… temos tempo demais pra ficar pensando sobre isso.. rsrs

    beijos e linda semana!!! fica bem!! se quiser conversar vou mandar meu zap!! nossa tenho tantos sonhos que gostaria de compartilhar com vocês!! outro dia mesmo tive um que parecia tão real!! rs

    beijos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário