Habilitação · Processo

Reunião de Entrega dos Certificados

Olá!

Vim contar mais sobre a reunião de entrega dos certificados de habilitação que aconteceu no dia 19 de maio, na 1 Vara da Infância e Juventude e do Idoso da Comarca da Capital / RJ.

Pelo o que a assistente social havia me dito, ela acontece todo mês aqui, mas, não sei bem o porquê, tinham algumas pessoas cujas sentenças datavam até de Dezembro do ano passado (a minha aconteceu em abril). Havia umas 50 pessoas, aproximadamente. A assistente social e psicóloga que estavam palestrando esclareceram as questões que vou explicitar abaixo, além de outras dúvidas dos pretendentes presentes que eu não anotei, mas nada de novo.

  1. Como funciona o Cadastro (CNA)? Aquela história que expliquei melhor nesse post. Só seremos chamados em outra comarca se não for localizado pretendente para a criança em questão dentro de sua própria comarca.
  2. Posso saber a minha posição na fila? Não. 😦 Elas explicaram que o novo CNA não tem essa ferramenta. Então, vai funcionar da seguinte maneira, quando forem cadastrar uma criança de tal sexo, tal idade, etc, vai ser emitida uma lista com os pretendentes que se enquadrem neste perfil. Ou seja, para cada criança, uma fila diferente será feita. Dessa forma, não tem como saber em que posição estamos, pois vai depender do perfil da criança que “aparecer”.
  3. Quanto tempo vai demorar? Isso já sabemos que não sabemos. rsrs Depende do perfil da criança que você quer. Se você tiver um perfil beeemm amplo talvez fique um dia só. Se for como o meu, senta e espera. rs.
  4. Como acontece o encontro? Também depende. rsrs Se for um bebêzinho é grande a chance que você leve para casa no mesmo dia da ligação e o mais breve possível. Mas se for uma criança maiorzinha que precise de adaptação, pode demorar algumas semanas.
  5. Posso visitar abrigos? Sim, mas tendo em mente que bebês e crianças pequenas que vivem acolhidas geralmente não estão disponíveis para adoção e, se estiverem, já tem uma fila grande de pretendentes. Então, vá se estiver pensando em ampliar o perfil. 
  6. O certificado tem validade? Sim, dois anos. Elas disseram que eles estão tentando aumentar para 3 anos, mas por enquanto são 2 mesmo. E que é bom pedir a renovação antes de completar os 2 anos.
  7. É possível mudar o perfil da criança pretendida? Sim, mas é necessário conversar com a equipe técnica (assistente social e psicóloga), que vai avaliar cada caso.
  8. É possível solicitar suspensão temporária do cadastro? Sim. Se você tiver com algum problema que o impossibilite de receber uma criança, poderá suspender o cadastro.
  9.  É obrigatório frequentar os Grupos de Apoio? Após a habilitação é opcional.

Foram essas as questões abordadas pelas palestrantes.

Apesar de não ser possível ver a posição, elas nos disseram que há, na minha comarca, 532 casais / pessoas. Então, na pior das hipóteses, essa é a minha posição. rsrs.

Bem, é isso. Espero que ajude e que tenham gostado. Beijos.

Observação em 24/05/2016: Pessoal, uma leitora me atentou para o fato de que muitos procedimentos são diferentes dependendo da comarca, então o ideal mesmo é procurar se informar como funciona na sua comarca. 😉

Cada dia mais perto!

6 comentários em “Reunião de Entrega dos Certificados

  1. Parabéns!!!
    Não vejo a hora de começar meu processo. Ainda estou na fase das reuniões nos grupos.
    Também sou da 1° VIJI da Capital. 532 pessoas é gente pra caramba rsrs.
    Beijos e uma boa “gravidez” pra você!

    Curtir

    1. É bastante gente mesmo. rsrs. Olha eu gostei bastante da equipe dessa Vara até agora. Também não achei tão demorada a habilitação, achei que fosse demorar um ano. O bom de manter as expectativas baixas é isso! rsrs
      Boa sorte pra você e qualquer dúvida é só me escrever, tá? Beijos!

      Curtir

Deixe um comentário